Título da tese:

Velhas Histórias, Memórias Futuras: o sentido da tradição na obra de Paulinho da Viola

Autor: Eduardo Granja Coutinho
Área de Concentração: Comunicação e Cultura
Linha de Pesquisa: Comunicação e Sistemas Sociais
Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral
Banca examinadora:
Maria Helena Ferrari (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Marilda Villela Iamamoto (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Mohammed Elhajji
Orlando de Barros (Universidade de São Paulo)
Financiadores: CNPq (bolsa de 48 meses)
Matrícula: 03/1995
Defesa: 10/1999


Palavras-Chave: comunicação; memória; história; música popular.

Resumo:
A partir de uma crítica da "concepção metafísica da tradição" - tendência conservadora presente no senso comum, na ciência, nas religiões e no pensamento político, que se caracteriza pela tentativa de abstrair a cultura de seu processo histórico, desconsiderando o papel ativo do sujeito na reconstrução dos signos do passado - e da elaboração de uma "concepção dialética da tradição", entendida como praxis criadora, o trabalho analisa os diferentes projetos identitários presentes no debate sobre a música popular brasileira nas últimas décadas, enfatizando, particularmente, a estratégia contra-hegemônica do compositor Paulinho da Viola, cuja obra é marcada por um projeto de afirmação do samba, compreendido como "fala histórica", ou seja, como forma de expressão de uma visão de mundo popular subalterna.

Referências bibliográficas:
Biblioteca Depositária: Escola de Comunicação / UFRJ
Volumes: 1
Paginas: 258
Idioma: Português

Contato:
Endereço: Rua Gen. Artigas, 316/403
Leblon, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 5121528

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TESES 1999