Título da tese:

O Cinema Dissimétrico ou a Lógica das Passagens

Autor: Luiz Cláudio da Costa
Área de Concentração: Comunicação e Cultura
Linha de Pesquisa: Comunicação e Sistemas Simbólicos
Orientador: Rogerio Luz
Banca examinadora:
André de Souza Parente
Antônio Carlos Amâncio (Universidade de São Paulo)
João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)
Maria Rosária Fabris (Universidade de São Paulo)
Financiadores: CNPq (bolsa de 48 meses)
Matrícula: 03/1995
Defesa: 03/1999


Palavras-Chave: cinema brasileiro; cinema experimental; dissimetria

Resumo:
Estudo da produção fílmica brasileira dos anos 60 aos 80, com a intenção de elaborar uma teoria da imagem cinematográfica e seu caráter dissimétrico. A dissimetria é entendida como procedimento constitutivo da imagem fílmica, onde as faixas de som e da imagem e os múltiplos elementos se organizam de maneira disjuntiva. O núcleo da atenção da pesquisa é o cinema de Gláuber Rocha e o de Júlio Bressane, ainda que outras filmografias (Vera Cruz e Cinema Marginal) também sejam pensados.

Referências bibliográficas:
Biblioteca Depositária: Escola de Comunicação / UFRJ
Volumes: 1
Paginas: 274
Idioma: Português

Contato:
Endereço: Rua Paissandu, 94 / 102
Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 556-1389

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TESES 1999