Título da tese:

A Configuração da Cena Moderna: Diderot, Lessing, Lenz

Autor: Maria de Fatima Saadi
Área de Concentração: Comunicação e Cultura
Linha de Pesquisa: Comunicação e Sistemas de Pensamento
Orientador: Márcio Tavares d'Amaral
Banca examinadora:
Angela Leite Lopes (Universidade de Paris - França)
Karl Erik Schollhammer (Universidade de Aarhus – Dinamarca)
Maria de Lourdes Rabetti Giannella (Universidade de São Paulo)
Rosana Suarez (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Financiadores: CAPES (12 meses de bolsa)
Matrícula: 03/1995
Defesa: 03/1998


Palavras-Chave: estética teatral; pensamento político.

Resumo:
Procuramos ressaltar o diálogo que Diderot, Lessing e Lenz estabeleceram tanto com a tradição quanto com o pensamento e a prática teatrais de sua época, evidenciando a relevância social do teatro para cada um deles. Privilegiamos, na análise de sua obra ensaística, tudo o que diz respeito à concretização do texto dramático na cena e sublinhamos, em suas peças, o tratamento dado ao espaço cênico e às possibilidades criaivas do trabalho do ator. A contestação do texto como origem única do espetáculo e a simultânea valorização dos demais elementos cênicos estão na base do conceito de encenação, elaborados em fins do século XIX como uma decisão a respeito do tipo de relação que entre si estabelcerão, em cada espetáculo, texto, ator, espaço, objetos, luz música, sonorização e público.

Referências bibliográficas:
Biblioteca Depositária: Escola de Comunicação / UFRJ
Volumes: 1
Paginas: 483
Idioma: Português

Contato:
Telefone : 205-0671
Endereço: Rua Paulo César de Andrade 222 Ap. 603
Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22221090

 

 
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TESES 1998