Título da tese:

Baiana Internacional: o Brasil de Carmem Miranda e as lentes de Hollywood

Autor: Simone Maria Andrade Pereira de Sá
Área de Concentração: Comunicação e Cultura
Linha de Pesquisa: Comunicação e Sociedade
Orientador: Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda
Banca examinadora:
Beatriz Jaguaribe de Mattos
Frederico Liberalli de Góes
Janice Caiafa Pereira e Silva
Maria Laura Cavalcante
Financiadores: CNPq (bolsa de 48 meses)
Matrícula: 03/1992
Defesa: 02/1997


Palavras-Chave: identidade nacional; Carmem Miranda.

Resumo:
Análise da imagem de Baiana Internacional veiculada por Carmen Miranda em Hollywood. O trabalho recusa o argumento de "manipulação" da carreira da cantora nos EUA e retoma o contexto da discussão sobre a identidade nacional ocorrido no Brasil dos anos 30 através de diversos interlocutores: intelectuais da esfera institucional definindo a "autenticidade" do Brasil a partir da cultura popular, sambistas e descendentes da cultura afro-baiana residentes no Rio de Janeiro. A premissa é a de que Carmen Miranda participou enquanto protagonista da cultura musical carioca que transforma o samba em símbolo da identidade nacional; e que sua atuação em Hollywood produz uma alegoria de Brasil fiel a suas "raízes" brasileiras, abrindo vasos comunicantes entre culturas distintas a partir do gesto da heterofagia.

Referências Bibliográficas:
Biblioteca Depositária: Escola de Comunicação / UFRJ
Volumes: 1
Páginas: 230
Idioma: Português

Contato:
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TESES 1997