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Nome: IEDA TUCHERMAN

Titulação: Doutora em Comunicação - UFRJ

Categoria: Prof. Adjunto

Linha de Pesquisa: Comunicação e Sistemas Simbólicos

Pesquisa atual:
Corpo-Sujeito e Redes Digitais
De Deus ex-máquina à máquina-Deus: ficção e tecnologia

Orientação de Teses a partir de 1996:
O Objeto Perdido do Desejo
As Tramas da Rede

Informações complementares:
Integrante do Conselho de Seleção para o Programa de Pós-Graduação
Chefe do Departamento de Fundamentos da Comunicação da ECO/UFRJ

Cursos atuais:

Doutorado: Comunicação e Estruturas Narrativas - ECS 870
Mestrado: Comunicação e Estruturas Narrativas - ECS 770

Curso: A Questão do Tempo: De Deus-ex-Maquina à Máquina-Deus, ficções e tecnologia.

Período: 2º Semestre de 2000

Horário: Quarta-feira, 10:30/12:30

Ementa:
A proposta do curso é pensar em torno da experiência contemporânea, onde impera o dispositivo técnico, a articulação dos quatro operadores discursivos que organizam a experiência ocidental: o teológico, o epistêmico, o estético e o técnico. Considerando o modo como o tempo e o espaço são estruturados e estruturantes , realizando a diferença entre real e possível, experiência e ficção , utopias e ucronias, como podemos conceber a experiência da nossa atualidade que traduziu Deus-ex-maquina por máquina-deus? Na crise da diiferença, nascida da erosão das fronteiras, e no surgimento do fundamento lógico da compatibilidade, que ficções são possíveis hoje no universo virtualizado?

Programa:

1. O princípio teológico e as ficções de fundação. Mito e virtualização. O Conhecimento do Criador e o limite do humano. A operação do milagre. Ficção e profecia.
2. O princípio epistêmico: o aprendiz de feiticeiro. A distinção verdade-ficção, ciência e arte. As provas de falsificação . O relógio e o espectro. Nascimento da ficção científica como interface entre técnica e experiência.
3. O princípio estético: a subjetivação de mundo e a mundialização do sujeito. Ficção como utopia política e estética da existência. Os mundos possíveis. A Literatura e as duas vertentes da Modernidade: o Iluminismo e o Romantismo. Selvagens, náufragos e estrangeiros: je est un autre.
4. O princípio técnico: crise da diferença. Inumano e maquinização. Ficções e afetos. O cyborg e a síndrome do pânico.

Bibliografia:

Agamben, Giorgio: Stanze, parole et fantasme dans la culture occidentale, Paris, Payot, 1994
Bragança de Miranda, José: Traços: Ensaios de crítica da cultura, Lisboa, Veja, 1998
Chartier, Roger: A Aventura da Leitura: do leitor ao navegador: UNESP, 1998
Deleuze, Gilles: Critique et Clinique, Paris, Minuit, 1993
Johnson, Steven: Interface Culture, NY, Harper edge, 1997
Serres, Michel, La légende des Anges, Paris, Flammarion, 1993