Home
Apresentação Histórico ObjetivosEstrutura Curricular Áreas de Concentração Integracão com a Graduação Infraestrutura

 

Curso

Informações Acadêmicas
Integrantes
Núcleos de Pesquisa
Produção Acadêmica
Contatos
Congressos

 

Apresentação

O objetivo do Programa é refletir sobre o fenômeno da comunicação no âmbito da cultura em geral e das ciências humanas em particular. A comunicação não é apenas um objeto de pesquisa e nem um conceito de conhecimento. A comunicação é um fenômeno que estrutura o desempenho social em qualquer campo ou nível de atividade. Por isso, o Programa organiza seus cursos e suas pesquisas numa abordagem transdisciplinar. Mas a transdisciplinaridade não é um método ou uma técnica de investigação e procedimento. É uma atitude, que possibilita abarcar todo o fenômeno da comunicação.

O pressuposto fundamental da transdisciplinaridade é o de que a comunicação é uma força de vinculação sociocultural de toda realização humana. O alvo de todas as atividades do Programa é o vínculo entre a dinâmica de criação cultural da sociedade e os instrumentos e aparato tecnológicos contemporâneos.

Os cursos oferecidos decorrem das linhas de pesquisa desenvolvidas na Escola e que buscam trabalhar teórica e reflexivamente as estruturas sociais de produção dos diversos modos de presença do sujeito no mundo. A tais linhas interessam aos sistemas de pensamento que confluíram na presente modernidade: a produção do real e dos bens simbólicos pelas indústrias culturais, as mutações nos sistemas pedagógicos e ideológicos em voga, as repercussões das diferentes culturas populares e arcaicas na cidade contemporânea, a natureza do novo espaço-tempo urbano, as novas tecnologias da imagem, os diversos modos de produção e circulação dos discursos sociais, as novas socializações operadas pelos meios tecnológicos de comunicação de massa e suas relações com a ética social imediata.