LOGO POS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Edital

1. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, torna público que estarão abertas, de 11/09 a 29/09/00, as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação, nos termos do Regimento Geral para Cursos de Pós-Graduação strictu sensu da UFRJ, bem como o Regulamento Geral Específico do Concurso, em horário e local abaixo determinados

 

2. As inscrições serão feitas na Secretaria da Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ à Av. Pasteur nº 250 — fds, Urca, Rio de Janeiro, de 11/09 a 29/09/00, das 10 às 17:30 horas.

 

3. Documentos Exigidos

a. Cópia do diploma de Graduação para os candidatos ao Mestrado;

b. Cópia dos diplomas de Graduação e de Mestrado para os candidatos ao Doutorado;

c. Cópia de documento de identidade com apresentação do original;

d. Duas fotos 3x4 recentes;

e. Ficha de inscrição preenchida a ser obtida na Secretaria de Pós-Graduação;

f. Curriculum vitae do candidato;

g. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

 

4. Das vagas

Estão abertas 28 (vinte cinco) vagas no Curso de Mestrado nas áreas de concentração:

a. Comunicação e Cultura: 21 (vinte e uma) vagas
b. Tecnologia da Imagem: 7 (sete) vagas

No Doutorado estão abertas 15 (quinze) vagas na área de concentração:

a. Comunicação e Cultura: 15 (quinze) vagas

 

5. Linhas de Pesquisa do Mestrado e Doutorado

Os candidatos classificados dentro das vagas oferecidas, nos termos deste Edital, deverão, no ato da matrícula, escolher dentre uma das Linhas de Pesquisa do Programa, discriminadas abaixo:


Área de concentração: COMUNICAÇÃO E CULTURA

I. Comunicação e Sistemas Simbólicos: 7 (sete) vagas
A Comunicação como órgão e a cultura como lugar de criação das forças e dos espaços da diferenciação. A importância das relações entre sujeito e singularidade. O papel da consciência e a dinâmica inconsciente. O problema ético da relatividade cultural. O outro e a diversidade. A tradição do novo e a ancestralidade. Os ritos, os paradigmas e os símbolos. Os Discursos e a Linguagem. As análises de conteúdo e os processos da produção simbólica. Os níveis da recepção e a retórica da persuasão na mídia.

II. Comunicação e Sistemas de Pensamento: 7 (sete) vagas
Discutir o impacto das novas tecnologias na cultura comunicacional contemporânea, investigando as alterações a que foram submetidos os principais sistemas de pensamento na passagem do moderno ao contemporâneo, sobretudo em função da informatização e virtualização de todos os sistemas. Avaliar os desafios éticos provocados pelas novas tecnologias, especialmente no que se refere ao processo de individuação e socialização e às novas delimitações entre o humano e não-humano.

Determinar em que medida novas estruturas de experimentação dos dispositivos de tempo interagem com as redes de individuação, informação e virtualização características da cultura comunicacional contemporânea e como estas interações condicionam o que podem ser hoje homem, mundo, verdade e história.

III. Comunicação e Sistemas Sociais: 7 (sete) vagas
As características da comunicação nas artes e nos eventos culturais. A retórica da comunicação como disseminação de mensagens. A argumentação, a persuasão e os valores sociais. A análise crítica da sociedade, como fenômeno social. A pluralidade cultural e a interdisciplinaridade. As principais teorias de comunicação e sua influência na mídia. Práticas comunicativas e o multiculturalismo.


Área de concentração: TECNOLOGIA DA IMAGEM

I. Comunicação, Tecnologia e Arte: 7 (sete) vagas
A comunicação e a Cultura vivem sobretudo da Imagem e Tecnologia. Os processos das Tecnologias da Imagem modelam o sujeito contemporâneo, produzindo efeitos sobre a prática social e os paradigmas sociais e científicos, efeitos que se manifestam na crise dos modelos éticos e estéticos e nas configurações de saber e poder. Incrementar a criação científica, tecnológica e artística no campo das novas tecnologias da imagem

 

6. Da Seleção

O Processo de Seleção constará de quatro etapas:

1ª. Prova Escrita

2ª. Análise do Projeto

3ª. Entrevista e análise do Curriculum Vitae

4ª. Prova de Língua Estrangeira, Francês ou Inglês (M), Francês e Inglês (D).

Todas as etapas serão eliminatórias, com exceção da prova de Língua Estrangeira.

 

7. Da Avaliação

A atribuição de nota inferior a 7,0 (sete inteiros) na Prova Escrita elimina o candidato, impedindo-o de continuar no processo de seleção. O mesmo critério se aplica ao Projeto e a Entrevista. A prova de língua estrangeira tem caráter classificatório.

A média final do candidato será resultante da média ponderada das notas obtidas na Prova Escrita (peso 2), Projeto (peso 2), Entrevista e análise do Curriculum Vitae (peso 2) e prova de Língua Estrangeira (peso 1).

Para fins de desempate, serão consideradas, pela ordem, a nota da Prova Escrita, a nota do Projeto, a nota da Entrevista .

A Comissão de Avaliação será composta por Professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ.

 

8. Da Prova Escrita

O candidato deverá escolher uma das 4 questões dissertativas sobre tema pertinente ao campo da Comunicação, baseado na bibliografia fornecida em anexo.

A prova terá duração de 3 horas e será realizada com consulta.

 

9. Do Projeto de Pesquisa

O candidato aprovado na 1ª etapa do processo seletivo (Prova Escrita), deverá apresentar um projeto de pesquisa respeitando rigorosamente a seguinte estrutura:

a. Título

b. Introdução

c. Objetivos

d. Justificativas

e. Metodologia

f. Evidências de Interesse para o Programa

g. Bibliografia

O projeto deverá ser elaborado e apresentado em um mínimo de 10 e no máximo 15 laudas, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, observadas as normas da ABNT. Não serão aceitos nenhuma espécie de anexos.

Cada projeto será avaliado por três professores, que atribuirão uma nota entre 0 e 10, a partir dos seguintes critérios:

a. Apresentação

b. Formulação dos Objetivos

c. Coerência e Metodologia

d. Originalidade

e. Relacionamento com a proposta acadêmica do Programa.

 

10. Da Entrevista

O candidato deverá ser entrevistado por uma Banca composta por três professores da Pós-Graduação da ECO/UFRJ.

Na entrevista, o candidato deverá destacar a compatibilidade do projeto em relação a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e suas qualidades pessoais para a realização deste.

A entrevista terá duração máxima de 30 (trinta) minutos.

 

11. Do Curriculum Vitae

O candidatado deverá apresentar um Curriculum Vitae resumido (2 laudas no máximo), que será avaliado no momento da entrevista, segundo os seguintes critérios:

a. Formação Acadêmica

b. Experiência Profissional

 

12. Da Prova de Língua Estrangeira

A prova de Língua Estrangeira consistirá na tradução e compreensão de 1 (um) texto, no idioma escolhido pelo candidato ao Mestrado, e de 2 (dois) textos, um de Francês e outro de Inglês, para os candidatos ao Doutorado.

Será permitido o uso de dicionário.

 

13. Do Calendário da Seleção

A prova escrita será realizada no dia 10/10, às 16 horas, na Escola de Comunicação, com duração máxima de 3 horas. O resultado será divulgado no dia 20/10, a partir das 14 horas.

O Projeto deverá ser entregue na Secretaria de Pós—Graduação da Escola de Comunicação, no período de 23/10 à 06/11 , das 10:00 às 17:30 hs. O resultado da avaliação será no dia 28/11, a partir das 14 horas.

A entrevista acontecerá nos dias 30/11 e 01/12 e o resultado será divulgado no dia 06/12.

As provas de Língua Estrangeira serão no dia 8/12, na Escola de Comunicação. Francês às 10 horas e Inglês às 14 horas. As provas terão duração máxima de 2 (duas) horas.

O resultado final será divulgado no dia 18/12, afixado na Secretaria da Pós-Graduação da ECO/UFRJ, a partir das 14 horas.


14. A inscrição no concurso somente será efetivada após o atendimento pelo candidato das exigências do item 3 deste Regulamento. Todos os candidatos, no ato da inscrição, devem tomar ciência e aceitar por escrito todos os itens deste Regulamento.


15. Serão aceitas inscrições por procuração e por correspondência no endereço acima citado.


16. Aos candidatos portadores de documentos expedidos por instituições estrangeiras, será exigida, a critério da Coordenação, a tradução dos mesmos para a língua portuguesa, feita por tradutor juramentado.


17. Não haverá 2ª chamada, vista ou revisão de provas, nem devolução da cópia de documentos e do Projeto apresentado.


18. Em nenhuma hipótese, haverá devolução da Taxa de Inscrição.


19. O curso oferece bolsas da CAPES e CNPq cuja concessão se efetuará em função da disponibilidade das mesmas, segundo critérios fixados pelas Agências de Fomento e pela Comissão de Bolsas do Curso.


20. Os casos omissos ou situações não previstas neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Programa.

 

CALENDÁRIO 2000

INSCRIÇÃO

11/09 A 29/09

10:00 às 17:30 HS

PROVA ESCRITA

10/10

16:00 às 19:00 HS

RESULTADO DA PROVA ESCRITA

20/10

14:00 HS

ENTREGA DO PROJETO

23/10 a 06/11

10:00 às 17:30 HS

RESULTADO DO PROJETO

28/11

14:00 HS

ENTREVISTA

30/11 E 01/12

10:00 às 16:00 HS

RESULTADO DA ENTREVISTA

06/12

14:00 HS

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

08/12

Francês: 10:00 hs

Inglês: 14:00 hs

RESULTADO FINAL

18/12

14:00 HS

 

Bibliografia

BAUDRILLARD, Jean. Da Sedução. Campinas, SP, Papirus, 1992.

BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. São Paulo, Cultrix, 1989.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1999.

CANCLINI, Néstor G. Culturas Híbridas. São Paulo, Edusp, 1997.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

DELEUZE, Gilles. A lógica dos sentido. São Paulo, Perspectiva, 1982.

DIZARD, Wilson Jr.. A Nova MídiaComunicação de massa na Era da informação. Ed. Zahar

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes, 1985.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural na esfera pública. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984.

HEIDEGGER, Martin. Sobre a essência da verdade. São Paulo, Os Pensadores, Abril Cultural.

IANNI, Otávio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1997.

LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1995.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, Pontes, 1989.

MARTIN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1997.

MCLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutemberg. Ed. Nacional.

VIRILIO, Paul. Espaço crítico. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.