pesquisa  
  economia financeira e comércio exterior

O grupo procura estudar as mudanças ocorridas no Brasil e no mundo a partir da internacionalização e globalização que provocaram um grande aumento no fluxo de capitais e mercadorias. Dessa forma, os pesquisadores desenvolvem projetos que abordam:
a) As relações econômicas internacionais e seus impactos sobre a atividade econômica e a geração de empregos;
b) Os acordos internacionais e determinação dos fluxos de comércio;
c) Formas alternativas de financiamento do comércio exterior;
d) Modelos de administração de risco e suas implicações no planejamento financeiro das empresas, nos mercados de capitais e nas regras de solvência das instituições financeira.

As relações econômicas internacionais do Brasil foram profundamente influenciadas por três importantes transformações na economia brasileira ocorridas a partir do início dos anos 90:
a) O processo de abertura comercial, que acarretou uma substancial elevação da participação do comércio exterior no conjunto da atividade econômica;
b) A concretização do processo de integração regional entre os países vizinhos do Cone Sul, atualmente no estágio de união aduaneira, levando a um redirecionamento dos fluxos comerciais do país;
c) A negociação de um acordo sobre a dívida externa de responsabilidade do setor público, que a abertura dos mercados financeiros domésticos e o retorno dos fluxos de capitais internacionais aos hoje chamados países emergentes, vem sugerindo um reordenamento dos pesos das variáveis macroeconômicas.

A criação do Grupo de Economia Financeira e Comércio Exterior no IE da UFRJ deve ser considerada a partir desta perspectiva. Pela natureza dos tópicos a serem pesquisados a composição desse grupo envolve professores e pesquisadores com formação e atuação em áreas diversas como Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira, Economia Internacional e Comércio Exterior, Estatística e Econometria, e Matemática Aplicada.

 

Objetivos e linhas de pesquisa:
a) Relações econômicas internacionais e seus impactos sobre a atividade econômica e a geração de empregos;
b) Acordos internacionais e determinação dos fluxos de comércio;
c) Formas alternativas de financiamento público e privado do comércio exterior;
d) Abertura dos mercados financeiros domésticos e globalização financeira: o papel dos órgãos reguladores;
e) Modelos de administração de risco e suas aplicações no planejamento financeiro das empresa, nos mercados de capitais, e nas regras de solvência para instituições financeiras.
Está sendo desenvolvido um banco de dados com informações sobre fluxos de comércio, mercado financeiro e taxas de câmbio.

 

Integrantes:
Coordenador

Fernando Carlos Greenhalgh de Cerqueira Lima

Coordenador adjunto
Sonoe Sugahara Pinheiro

Professores
Ary Vieira Barradas
Érico Lins Leite
Edson Peterli Guimarães
Manuel Alcino Ribeiro da Fonseca
• Rodrigo Zeidan

 

Projetos em andamento:
Um Estudo sobre a Relação Existente entre Tarifas e Câmbio para o Mercosul
Coordenador: Edson Petterli Guimarães
Apoio: CNPq
A pesquisa desenvolve metodologia apropriada a ausentar as variações cambiais da formação de preços dos produtos transacionados internacionalmente. Consiste em contrabalançar as variações cambiais imputando-se variações às tarifas ad valorem dos países signatários do acordo Mercosul, na medida exata para prevalecerem os níveis protecionistas previamente acordados.

 

Apoio institucional e financeiro:
CNPq