Aline Verissimo Monteiro

Psicóloga pela UFRJ (Bacharelado, Formação e Licenciatura), Mestre em Comunicação pela UFRJ.
Atualmente: Doutoranda em Comunicação e Cultura na Linha de Pesquisa Comunicação e Sistemas de Pensamento.
Projeto de Pesquisa: "Interação e Simulação: questões para a educação na cultura comunicacional".

Para ver curriculum vitae clique aqui PDF [159kb].

Email: avmonteiro@infolink.com.br

 

A Pesquisa

Nessa pesquisa tendo analisar algumas contribuições da psicologia cognitiva à educação no contexto da cultura comunicacional contemporânea. A investigação se dá entre essas três áreas de saber: psicologia, educação e comunicação. Na primeira, interessam-me as contribuições teóricas no campo da cognição e da aprendizagem; na segunda, reconheço o espaço cultural privilegiado de aplicação das teorias supracitadas e a instituição reconhecidamente de formação de cidadãos para a cultura; na comunicação, encontro o agente paradigmático da cultura contemporânea, aquele que define suas lógicas de atuação e de inteligibilidade, que tem servido de modelo à sociabilidade, à cognição, à ecologia, à biologia, entre outros.

Uma cultura comunicacional exige uma lógica comunicacional de ação e de pensamento, calcada nas noções de paradoxo, de simulação e de interação como construção do/no mundo, diferente de uma pura produção técnica. Um pensamento comunicacional, orientado por estas noções, teria como característica fundamental um movimento de radical inclusão de toda singularidade e, por isso, seria um pensamento de rede. O que se pretende nesse trabalho, portanto, é destacar e desenvolver na área de comunicação, com o rigor e a reflexão de uma pesquisa intencionada, aquilo que dela e nela servem às concepções de sujeito/conhecimento/cognição/educação. E, estando em jogo a relação entre as ciências e teorias comunicacionais contemporâneas e as noções de sujeito, de cognição e de conhecimento - e conseqüentemente, nesse trabalho, a noção de educação.

Nesse sentido, o percurso de realização desse projeto inclui: desenvolver melhor a idéia de um pensamento comunicacional norteado pelas noções de paradoxo, de interação e de simulação; analisar, à luz desse pensamento comunicacional, as principais teorias psicológicas sobre a cognição e a aprendizagem presentes na formação dos professores, quais sejam, o condicionamento operante de Skinner, a epistemologia genética de Jean Piaget e proposta histórico-cultural de Lev S. Vygotsky; analisar algumas propostas teóricas que se utilizem do modelo de rede e do pensamento comunicacional, as quais possam servir à psicologia da educação e ao pensamento sobre a cognição e a aprendizagem nesse novo contexto cultural. Os principais parceiros nessa última etapa são os sociólogos Bruno Latour e Pierre Levy, o biólogo Francisco Varela e o filósofo Gilbert Simondon.

 

Textos

MONTEIRO, Aline Veríssimo. As Diferentes Formas da Informação. PDF [31kb].

MONTEIRO, Aline Veríssimo. A Psicologia da Educação na Contemporaneidade e a possibilidade de um Pensamento Comunicacional. PDF [48kb].

MONTEIRO, Aline Veríssimo. A Paradoxalidade da Comunicação Entre a Modernidade e a Contemporaneidade. PDF [48kb].

 

Bibliografia

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LATOUR, B. Les "vues" de l'esprit: une introduction à l'antropologie des sciences et des techniques, 1985

LATOUR, B. & CALLON, M. La science tel qu'elle se fait, Paris: La Découverte, 1990.

LÉVY, P. Cibercultura, São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço, São Paulo: Ediçòes Loyola, 1998.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

SIMONDON, G. L'individuation psychique et collective. Paris: Aubier, 1989.

VARELA, F. J. Conhecer as ciências cognitivas, tendências e perspectivas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

VARELA, F. J & MATURANA, H. De máquinas e seres vivos: Autopoiese - a organização do vivo, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

 

CiberIDEA